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1º Período

AQUI ESTÃO CONCENTRADAS TODAS AS MATERIAS DO PRIMEIRO PERIODO
VOU POSTAR NO MEGPLOUD E COLCAR O LINK AGUARDE
POR ENQUANTO TODOS OS ARQUIVOS ESTAO
EM SUAS RESPECTIVAS PASTAS
EM BREVE TODO CONTEUDO DO 1º PERIODO ESTARA AQUI
BJS GENTE
ATT ELIANE


PROVA DE SOCIOLOGIA 18/11 - ASSUNTOS:
filosofos estudados na apostila
tema do seminário
entrega do fichamento solicitado


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O TRABALHO ESTÁ CONCENTRADO AQUI  APENAS PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO, O PROFESSOR PASSOU ATIVIDADE AO TÉRMINO DA AULA, POIS NA PRÓXIMA QUINTA ELE NÃO PODERÁ IR A FACULDADE POIS TEM UM CONGRESSO QUE PARTICIPARÁ, PORTANTO NÃO TEREMOS AULA NA QUINTA FEIRA QUE VEM DIA 14 DE OUTUBRO. 
ABRAÇOS ELIANE)


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - entrega no dia da prova da P2


         1. Os alunos com o nome iniciados pelas letras A a deverão  
             produzir um fichamento sobre os teóricos:

  • AUGUST COMTE
  • MAX WEBER





        2. Os alunos com o nome iniciados pelas letras J a deverão  
             produzir um fichamento sobre os teóricos:
  • ÉMILE DURKHEIN
  • KARL MARX




Os fichamentos deverão obedecer ao seguinte critério:
no máximo 01 folha (A4) por teórico, contendo cabeçalho e as suas impressões sobre o teórico. NÃO PODE ter mais do que uma folha e NÃO PODE utilizar o verso da folha. O trabalho deverá ser digitado. Ele não quer que procurem outras fontes usar como base a apostila e ele não quer cópia da apostila, pode fazer no máximo uma referência do livro, mas usar suas próprias palavras, ele avisou que não vai aceitar cópia do livro, tem que ser um fichamento com base no que você aprendeu lendo sobre os teóricos solicitados.


MODELO A SEGUIR:








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AULA DE SOCIOLOGIA
PROF: ANTONIO JOSÉ
AULA: 07 DE OUTUBRO DE 2010


Unidade 4,5.6 e 7 - (August ComteÉmile DukheimMax Weber Karl Marx da apostila de Introdução a Sociologia).

(meu resumo desta aula)

o que é Filosofia??

August Comte - 1798 a 1857 (considerado o pai da Sociologia).
pai da filosofia positivista (visão naturalista do processo social), embasado no amor ao conhecimento
desse amor ao conhecimento nasce a Sociologia.
Ex:
Filosofia ( é como uma mãe que gera vários filhos)
sociologia (é uma das filhas geradas).

Fato social: 

  • tudo que envolve contextualmente a sociedade.
  • ex: portador de necessidades especiais; drogas; desemprego; ....
Sociologia é uma perspectiva útil para os compreendermos a sociedade, as mudanças e os problemas sociais. Nós precisamos do conhecimento sociológico;


Sociologia como disciplina: emprega uma determinada abordagem no esforço de entender o homem, esta abordagem salienta nossa natureza social, padrões sociais e socialização.

NATUREZA SOCIAL:
somos atores sociais interagimos socialmente formando organizações sociais.
compões três padrões:

  • estrutura social: organização do sistema;
  • cultura: tudo que o homem faz;
  • Instituições: como elas interagem e influenciam na cultura moral;
PADRÕES SOCIAIS:
regras estabelecidas e impostas para a sociedade.

SOCIALIZAÇÃO:
  • aprender a cultura 
  • interagir no meio que está inserida;
ORDEM E PODER:
  • como a ordem é estabelecida na organização social?
  • o que é poder social e como atua na organização social?

NATUREZA DINÂMICA NA VIDA SOCIAL HUMANA:

  • A sociedade muda -------------> os indivíduos mudam
  • Os seres humanos fazem escolhas e são até certo ponto - atores livres. -----> livre arbítrio.
  • apesar da sociedade apresentar padrões que se consolidam ao longo dos anos sempre ocorre a mudança;
LEMBREMOS QUE SOMO PASSAGEIROS NA VIDA


Identidade no tempo - ínicio século xix - época plenitude revolução Industrial - método da ciência natural


Ambas transformam radicalmente a vida social do ser humano.

os conflito levam o individuo além.

O que é sociologia??
é uma tentativa de compreender o ser humano. Concentrar-se na vida social. interação do indivíduo.

três grandes perguntas:

  1. quem é você????
  2. o que mantem a sociedade coesa???
  3. porque existe desigualdade social???

cinco áreas temáticas:

  • sociedade
  • organização social
  • instituição social
  • interação face a face
  • problemas sociais
AUGUST COMTE -  fundador da sociologia
pensamento positivista/idealizou a sociedade modelo/

TENDO O AMOR COMO PRINCÍPIO
ORDEM COMO BASE
E O PROGRESSO COMO FIM.

AUGUST COMTE - SUA PESQUISA: pesquisou sobre iluminismo, choque da revolução francesa, tinha a filosofia social como princípio, depois, várias idéias fundamentaram o iluminismo

Etapas do pensamento: 
  • Lei dos três estados (3 estados diferentes)
  • espírito humano (3 fases sucessivas)
1º estado:  pensamento - teológico
  • pensamento místico
  • fetichismo
  • politeísmo
  • monoteísmo
2º estado: metafísico
  • os sobrenaturais substituídos por pensamento filosófico.
  • panteísmo
3º estado: Positivismo
ciência ou observação dos fatos empíricos
uso das leis científicas da matemática, ciência, física....



Émile Durkhein
conhecimento sociológico pode ser usado para construir uma sociedade melhor, sociedade íntegra.
Objeto de pesquisa dele: explicar o que é fato social/ e o interesse do indivíduo
Objetivo científico: transforma sociologia em ciência.

FATO SOCIAL: é tudo que produz na e pela sociedade, ou ainda aquilo que interessa e afeta o grupo de alguma forma.

  • maneira de agir, pensar, sentir, inclui as representações coletivas (coesa ao indivíduo).
INDIVÍDUO E SOCIEDADE:
a sociedade não é mera soma de indivíduos, ao contrário o sistema formado por uma organização representa a realidade específica. (a nível social).

FATO NORMAL: interagir com a sociedade (padrão de saúde, bem-estar, bem servir...); 
gera o saudável;

FATO PATOLÓGICO: quando a coisa não funciona (o que está errado). se afasta do saudável.
ex: choque de ordem

SOLIDARIEDADE SOCIAL

ORGÂNICA
  • somos organismos vivos atuando no meio;
  • o sistema de funções se unem em relações definidas e produzidas pelas divisões de trabalho.
  • Se algum órgão teu não funciona afeta o todo, porque para que teu corpo funcione todos tem que funcionar harmonicamente.
MECÂNICA
  • fazer as coisas que a sociedade faz;
o indivíduo não pertence a sí, ele é uma coisa que a sociedade dispõe.

CONTRIBUIÇÃO DE DURKHEIN -  consciência coletiva;

o suicidio é uma conduta, comportamento social.
tipos: 
  • egoísta
  • altruísta
  • anõmico
Religião:
  • téorica
  • fonte
  • prática
KARL MARX - Pensamento
  • tipo especializado de produção econômica;
  • organizações de trabalho;
  • controle de propriedade;
TRABALHO: 
ferramenta importante ----> muda a forma de pensamento

teoria do conflito ----------> primordial para a mudança
  • sociologia
  • alienação (a gente aceita a coisas para não mudar);
  • comunismo - todos trabalham pelo bem comum;
Problemas desse pensamento: Utopias (sociedade sem classe):
"todos são donos de tudo, ninguém é dono de nada".

  • Ação social
  • relação social
  • esp. capitalismo
Método tipológico:
  • econômico
  • religioso
  1. riqueza
  2. lucro
  3. trabalho
  4. ascetismo
(O TRABALHO ESTÁ CONCENTRADO ANTES DESSA MATÉRIA APENAS PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO, O PROFESSOR PASSOU ATIVIDADE AO TÉRMINO DA AULA, POIS NA PRÓXIMA QUINTA ELE NÃO PODERÁ IR A FACULDADE POIS TEM UM CONGRESSO QUE PARTICIPARÁ, PORTANTO NÃO TEREMOS AULA NA QUINTA FEIRA QUE VEM DIA14 DE OUTUBRO. GRATA ELIANE)
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Hist.G. Direito

PROVA DIA 24/11 - ASSUNTOS

LIVRO FLAVIA LAGES E RENAN AGUIAR

DIREITO GREGO
DIREITO ROMANO - 2º PARTE (HIST E EXERCICIOS)
DIREITO MEDIEVAL
DIREITO CIVIL LAW
DIREITO COMMON LAW (DIREITO INGLÊS)
DIREITO EPOCA MODERNA
DIREITO CONTEMPORÂNEO
E O QUESTIONARIO ABAIXO - DISPONIVEL TAMBEM NA XEROX DO MARIO






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OI GENTE, A MATÉRIA DA PROFESSORA LUCIANA É MUITO GRANDE EU NÃO TENHO MUITO TEMPO PARA POSTAR AQUI PORTANTO QUE NÃO A TIVER PODE EMPRESTAR MEU FICHARIO PARA TIRAR CÓPIA - SÃO MUITOS ASSUNTOS - AQUI COLOCAREI APENAS ASSUNTOS IMPORTANTES E NÃO AS MATÉRIAS - QUALQUER ALTERAÇÃO INFORMO VOCÊS POR AQUI. -- BEIJOS ELIANE
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História Geral do Direito -
Aula 01 - 11/08/2010

I) Programa da disciplina
1) Direito e História:
  • conceitos;
  • relação;
  • objeto;
  • objetivos;
2) O Direito nas sociedades Agráfos
  • a pré-história do Direito;
3) O Direito na Antiguidade:
  • Egito e Mesopotâmia
  • Hebreus
  • Gregos
  • Romanos (+ 2 aulas);
4) O Direito na época medieval:
  • A formação do civil Law (sistema romano -germânico);
  • O common Law (o direito inglês);
5) A época moderna e a formação dos estados nacionais (absolutismo);

6) O Direito contemporâneo:
  • período pós-revolução francesa 1789;
II) Bibliografia básica: 

Autora: Flávia Lages Castro
Livro: História do Direito Geral e do Brasil
Editora: Lamen Juris

Autor: Renam Aguiar
Livro: História do Direito
Editora: Saraiva

III) Avaliações:

P1  =>
P2     =>           PROVAS ESCRITAS E INDIVIDUAIS
P3  =>

Observações: prestar atenção nas explicações da professora pois ela explana bastante os assuntos o que torna mais fácil nossa compreensão.
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OBS: AS AULAS ESTÃO EM ORDEM DECRESCENTE




Comentários para a P2 - 


Hobbes:bem como Lock. 
Conceito de contratualismo:
como se aplica para Locke e Hobbes o estado de natureza entre os 2??


Montesquieu: ele era um nobre?? ele queria o que?? onde ele se encaixava?? ele é liberal


Rosseau: pai do socialismo / qual a opinião dele sobe o povo?? opinião sobre os oprimidos na política? 
como ele via a participação popular na política?/??


Liberalismo: qual grau da liberdade?? defende ausencia de governo?? algum governo?? 


Locke, Hobbes, Rousseau e Montequieu defendiam o liberalismo ?/ o que você acha??


quais as implicações das idéias de contrato para eles???


Ciência  Política - Professor: Armando
Aula 09 -  (08/11/10) - LIBERALISMO

  • credo, filosofia e movimento político que defendem a liberdade com método e prática de governo, principio organizador da sociedade e meio de vida para o individuo e a sociedade
  • Origem: ascensão da burguesia e critica aos privilégios de nascimento na Europa dos séculos XVI  e XVX.
  • Liberalismo na economia: estado com seus controles e intervenções minimizadas e liberdade economica.
  • não é liberdade absoluta " nenhum" governo permite liberdade "absoluta" - LOCKE - Maximiza a liberdade individual e minimiza a do governo. O lucro é um direito bem como a luta pela tirania.
  • a liberdade  é um direito natural a tolerância religiosa
  • promessa: o talento é recompensado e as minorias saõ protegidas
  • problema: a crença na racionalidade humana.
EXPLICAÇÃO -MEU RESUMO

todos somos livres - aliberdade que assumimos por sermos sermos seres humanos - Ser Livre. O direito de fazer escolhas sem que seja usurpado por outro. Não é só vender empresas publicas brasileiras.

LIBERALISMO:
  • maximiza liberdade do individuo
  • minimiza a do estado -  não o elimina - porque o liberalismo não pode ser eliminado -  porque o estado garante a segurança e a livre concorrência.
LIBERAL -  cada um colhe o que planta e carrega as consequências do que faz.

LUCRO = direito / dinheiro / vida rica

O estado age contra os monopólios = tem que dar educação; tem que dar a minima chance.

ele surge quando os ricos comerciantes  questionam a nobreza seculo 16/17. o poder de quem tinha Pedigree, os comerciantes questionaram a nobreza e venceram por ter dinheiro e foram apoiados pelos burgueses, os pobres os apoiavam porque ofereciam a chance de algum pobre se tornar nobre.

 liberalismo assume que todos são inteligentes e escolhem inteligentemente.

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Ciência  Política - Professor: Armando
Aula 08 -  (28/10/10) - JEAN JACQUES ROUSSEAU



JEAN JACQUES ROUSSEAU - 1712-1778

  • REALIDADE HISTÓRICA: A mesma de Montesquieu, com uma diferença; Rousseau é do terceiro estado do " resto" portanto.
  • vida:
  1. a infancia " feliz " Issac e Susane
  2. o pastor Lambercier e o destino dos abandonados
  3. abrigo de madame de Warrens
  4. 1745 - Therese de La Vasseur, os 5 filhos de seu feliz destino.
  5. 1764: "o sentimento dos cidadãos ". confissões
  6. fuga e rompimento com Hume
  7. 1770 - ordem judicial
  8. 1775 - um altar longe demais
  9. a busca pela paz no campo
  • obra: 
  1. estilo lindo de escrever
  2. polêmicas violentas
  3. profunda fé no ser humano; que nasce inocente e é corrompido pela sociedade.
  4. a propriedade esta concentrada nas mãos de poucos...com pode a maioria de excluidos ser feliz e saudável?
  5. o pacto social que origina a sociedade foi feito para defender os proprietarios
  6. a solução de Rousseau: bens e liberdade compartilhados. República direta em contato com a natureza.
  7. a cidade antinatural e o contato com a natureza como restaurador.
Detalhes:

  • como uma pessoa pode ser feliz se não tem uma vida confortável??
  • a cidade não é só um lugara para riquezas
  • há pessoas demais nas cidades
  • porque criou-se a sociedade?? - criação dos ricos - a lei protege o rico, no direito da propriedade.


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Ciência  Política - Professor: Armando
Aula 07 -  (18/10/10) -MONTESQUIEU 



CHARLES LOUIS DE BECONDAT MONTESQUIEU, BAION DE LA BUDE
  • A sociedade estamental
  • o iluminismo é a unica critica dos privilégios de nascimento.
  • a insatisfação da burguesia
  • o mau exemplo "ingles"
  • vida e obra - 1689-1755
  • 1715 - " o amor"
  • 1721 - cartas puras
  • 1729 - academia
  • 1734 - 1931 - inglaterra
  • 1743 - roma
  • 1743-1746  -montagem de equipe
  • 1748 - " o espirito das lei"
  • republica
  • monarquia
  • tirania: medo
  • clima /relevo e as leis humanas
  • costumes/habitos e as leis humanas
  • 1750 - defesa
  • 1751 -  index
  • 1755 - falta money
EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR:
nasceu em berço de ouro, a sociedade naquela época (nobres, clero, resto). eram mal divididas. a herança dos pais . haviam pivilégios para os nobre. insatisfação da sociedade. movimento cultural: o iluminismo (trazer luz as trevas). A herança dos pais era deterinante para o futuro. o sobrenome grande mostrava pedigree.
em 1715 faz um casamento arranjado com uma mulher rica.
o "resto" não era composto apenas de pobrs, haviam ricos. Não nobres. o mal exemplo/ na inglaterra o rei prestava contas ao parlamento/ era a monarquia parlamentarista constitucional. limitava os poderes dos rei.
o parlamento era os nobres ricos e os cardeais.
ele asceu em bordô no sul da frança. A familia da esposa era dona de um vinhedo. ele escreveu um livro anônimo " cartas puras. ele contou para amigos a autoria e foi entregue.
se muda para paris para tentar entrar para academia e a vaga era preenchida por indicação do rei. ele pega amizade com uma nobre que fazia os saráus e assim consegue sua nomeação.
1743 - monta uma biblioteca particular. e contrata secretários, passa anos pesquisando. e entrega a obra " o espirito das leis" a obra que ele queria ser imortal. gastou tempo e dinheiro..ele encontrou leis diferentes.
forma de governo: república, cidadãos - virtude preocupação - tirania - medo - golpes -ditadura;
a obra de monstesquieu foi uma das proibidas pela inquisição, sendo asim atissou a curiosidade de todos e se tornou muito conhecido. os católicos o acusaram de esquecer de Deus. ele diz que os 3 poderes devem ser separados é a solução.
index: (livros proibidos pelos catolicos) - 1789 - na epoca de fome, um grupo de mulheres protesta e os soldados enviados se unem a elas e começa a revolução francesa.



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Ciência  Política - Professor: Armando



Aula 06 -  (27/09/10) -LOCKE ASSUNTO NOVO E A VISTA DE PROVA DA P1


(o professor ja colocou o conteúdo para a próxima aula- 04/10/10, abaixo citada)

JOHN LOCKE - 1632 A 1704
  • contexto histórico
  • dinastia stuart (1603-1649)
  • protetorado de Cromwell (1649-1658)
  • restauração dos Stuart (1660-1688)
  • revolução gloriosa
  • Bill of rights (1689)
Cronologia:
  • 1632: nascimento
  • 1652: Oxford
  • 1666: encontra Lord Ashley, futuro conde de Shastesbury.
  • 1681: rebelião contra carlos II (o rei) comandada por Shaftesbury.
  • 1683: Locke refugia-se na Holanda;
  • 1688: revolução gloriosa locke retorna a inglaterra;
  • 1689-1690: publicação de suas principais obras, entre elas, os dois tratados sobre o governo;
  • 1702: morte de Guilherme Orange;
  • 1704: Morte de Locke;
Idéias fundamentais na teoria política de Locke:
  • empirismo;
  • estado de natureza
  • propriedade privada;
  • contrato social/mútuo consentimento
  • Direito de resistência;
  • Tolerância;
Livros para pesquisa:
  • Clássico da Política Volume I. Bobbio.
  • Teoria Geral da Política. Bobbio.
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Ciência  Política - Professor: Armando




Aula 05 -  (13/09/10)



REVISÃO PARA PROVA 01 - 

  • lista de presença;
  • horário 45 minutos;
  • Nota média: 6,0
  • Prova consta 8 questões; 2 discursivas de 2,0 pontos cada uma e 6 de múltipla escolha, valendo 1,0 ponto cada uma.
  • o papel do mediador na vista de prova
  • questões discursivas: nunca deixar em branco, buscar aproximar-se do tema;
  • resolver as mais fáceis primeiro;
  • Questões objetivas: razuras (0-zero); leia o enunciado com muita calma;outros enunciados podem ajudá-lo;
Temas para provas:
  • Definição de política. Duas caras. nacional e internacional;
  • Virtú/Fortuna
  • Hobbes e sua posição política
  • definição de ciência
  • Direita /Esquerda
  • Conservador / Moderado Progressista 
REVISÃO: 

*Defina ciência: estudo aprofundado; aproximar-se do fato. Análise dos fatos com pesquisa e comprovação; busca a verdade dos fatos através da pesquisa;

*Juízo de fato: fato ocorrido (base da ciência) - o que aconteceu ou não;

*Juízo de valor: opinião particular - (envolve crença, valor, coisas que não se pode controlar);

*Política: poder - quem manda? porque manda? como manda?
O homem está condenado a viver em grupo - está condenado a ser político;

*duas caras da política:
-Sedução: convencimento, discurso, persuasão, ceder, fazer acordos, fazer alianças;

-Violência;

Na política nacional: há presença de governo;

Na Política Internacional: ausência de governo (existem diferentes países com vários tratados);

*Virtú: ser estremamente frio;

*Fortuna/sorte: compara a uma jove bela e cheia de sí que precisa ser domada;

*Hobbes: Individualismo. racionalismo;

- não era fã de monarquia nem de parlemantarismo, mas queria um governo que desse segurança interna e externa.
- Contrato Social: surge do pacto entre homens e não é divino;

*direita: natural diferença;

*esquerda: todos nascem iguais, o que os torna diferente é a sociedade. (criação dos homens);

*Conservador: deseja manter algumas coisas boas;

* progressista: quer romper com o passado e criar novas idéias;

* reacionário: reage a um presente desejando a volta do passado;
ex: rússia querendo a volta da União soviética;

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Ciência  Política - Professor: Armando



Aula 04 -  (30/08/10)

THOMAS HOBBES - 1588 A 1679

  • A Infância feliz
  • A formação Intelectual e profissional " babá" dos ricos;
  • O encontro com a matemática;
  • problemas políticos e religiosos;
A situação da Inglaterra;
*Conflitos étnicos, religiosos e políticos;
*a pressão espanhola;
*O advento do protestantismo
*Guerra cívil em nome das " liberdade inglesas";
*Decolado rei e protetorado puritano;
*revoltas escocesas;
  • Solução de Hobbes:
*da parte para o todo;
*do homem para a sociedade;
*O homem é racional, a sociedade foi criada por decisão consciente dos homens. Contratualismo;
*a força não cria direitos
*liberdade é um problema, transferida ao soberano;
*estado de natureza;
*natureza humana;
*ameças externas e internas;
*o estado de natureza existiu? (índios);
*o contrato fica;

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Ciência  Política - Professor: Armando



Aula 03 -  (16/08/10)



Maquiavél:
Europa Ocidental: desenvolveu o comércio de especiarias, os turcos revendiam as especiarias para eles. A Europa ocidental , o que hoje é Itália.
Cidade- estado é uma cidade quem é um país nela mesmo; surge o renascimento;

- mais ou menos 1375 humanistas;

- Itália; cidades estado. O comércio de especiarias e a herança romana.

-cidade estado: é uma cidade que é um país nela mesmo.

1469: o nascimento em Florença
1498: 29 anos chefe da chancelaria; (representante advindo da influência de seu pai);

1501: casou com Marieta e teve 6 filhos;

-  Missões diplomáticas: 
*1500 França: estrangeiros armados, mulheres estupradas, cidades-estado golpeadas, mercenários se dirigem a Itália, caos, guerra. Invasão estrangeira;

*1502: Pisa/Cesarie Bórgia: Orsini/ Vitelli;
- Pisa: cidade-estado
- Césare Bórgia: filho do papa; matava todos os comandantes;
- Orsini: cesare o embriagou e o matou sem piedade;
- Vitelli: Cesare embriagou vitelli e o matou;

*1503 Roma: Júlio II X Bórgia
- Júlio II convence Césare Bórgia a apoiá-lo e depois age ao contrário, cesare perde tudo e morre pobre;

*1506 Roma: Julio II
*1507/08: Sacro Império
*1510: França

Conclusões:
  • Inflexibilidade e adaptabilidade:
A maioria dos seres humanos seguem o mesmo padrão;
Maquiavél entendeu que você precisa ser maleável.
  • 1512: Os médicis o demitem
Os médicis chegam ao poder e demitem maquiavél;
  • 1513: Preso/torturado/anistiado:
maquiavél foi preso e torturado para confessar que participou do golpe contra os médicis. Foi Anistiado com a eleição de um novo papa;
  • 1519 a 1527: Os Médici o protegem:
Maquiavél decide escrever um livro: O Príncipe e dedica aos médici para ter mais influência;
  • 1527: Os Médici são derrubados 
Os médicis caem; todos acham que maquiavél era um puxa-saco e ele morre infeliz.
  • Pontos importantes da obra política de maquiavél:
- Fortuna: a sorte;acaso;chance;embora não possa controlar, a fortuna gosta do rude. Maquiavél compara a sorte com uma mulher bela e jovem, onde todos a querem, mas ela é vaidosa, cheia de sí, os homens a cercam, a desejam, ela gosta do rude, pois, eles a podem domar.
  • Virtú - A inversão da moral
Para Maquiavél ter virtú é ser estremamente frio, por ser adaptável você pode fazer de tudo, na hora certa, fazer o que tiver que fazer, seja lá o que for;
Ex: matar crianças das tribos conquistadas, pois quando adultas estas podem vir a se tornar reis e dominadores;
  • Fins da Política:
Preservar o estado e conseguir a Glória.
Não adianta ser bonzinho se todos ao teu redor não são, os aliados de hoje, são os inimigos de amanhã;
  • A natureza humana: O Centauro
O individual tem que saber os truques da raposa (ser racional) e saber os truques do leão (lado animal).
O Centauro é um animal mitológico que tem a parte animal maior que a humana.
A parte dos desejos animais do homem são maiores que a racional, segundo o pensamento de maquiavél.
  • A permanência da natureza humana através da história:
O homem teria que saber se defender e atacar;

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Ciência  Política - Professor: Armando



Aula 02 -  (16/08/10)


AULA 01 - APRESENTAÇÃO (no auditório apenas)

AULA 02 - CIÊNCIA POLÍTICA
  • Ciência: Juízo de fato ou juízo de valor.
- Juízo de fato: fato ocorrido, comprovado;
- Juízo de valor: opinião pessoal (nossa opinião sobre o assunto)
  • Política: está relacionado ao Poder, é um fruto de convencimento;
EX: manda quem pode, obedece quem tem juízo.
  • Poder: moeda de duas caras (fruto de convencimento).
  • Política nacional : o governo está presente;
  • Política Internacional: ausência de governo, mas existem alguns tratados entre os países; 
  • Centro, direita e esquerda:
- centro: neutros, indefinidos;
- direita: ser humano naturalmente diferente.
- esquerda: todas são iguais. Comunismo.
  • Progressista, reacionário ou conservador: Tempo
- progressista:  quer romper com o passado; quer novas idéias;
- reacionário: reagindo a um presente de tal maneira que deseja a volta do passado, porque acha o presente ruim. (um pensamento tanto de direita quanto de esquerda).
-conservador: deseja manter algumas coisas boas;
- tempo: como você lida com o tempo;
  • Situação, Oposição: Poder
- situação: está no poder;
- oposição: quer o poder;
  • Radical, moderado: o outro
radical: se dá o direito de escolher mas não se dá esse direito ao outro;
moderado: respeito as diferenças; tem o dom de apaziguar.

Como trabalhar com um texto:

- quem: preferência das pessoas.
ex: o que eu sei sobre aquela pessoa.

- como: modo;
*didático: para todos;
técnico: para poucos;

porque: quem ele quer defender;

-pra quem: para colegas, políticos; 
* quem é o público alvo?

Recomendações Bibliográficas : Vide na parte superior da página - Opção: Bibliografias Geral;
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ESTE É O INICIO DAS AULAS


Economia Política


SEGUNDA, 29 DE NOVEMBRO DE 2010


RESPOSTAS DA PROVA 02:


1) NACIONALISMO ECONOMICO: 
ACUMULAÇÃO DE OURO E PRATA
ENFASE DO ESTADO
BALANÇA COMERCIAL FAVORAVEL
INDIVIDUO - SIMPLES INSTRUMENT DE RIQUEZA DO ESADO.


2)CRIADORES DO TRIBUTO ÚNICO, COBRADO SOBRE A RENDA DA TERRA.


3) SUBSTITUA A ORDEM LIBERAL E SE CONSTITUI NA ESTATIZAÇÃI DAS PROPRIEDADE PRIVADAS, ELIMINOU HERANÇA DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVIZOU A ECONOMIA


4) UM TRABALHO SEM REMUNERADO, REDUZIRIA MUITO FORMAIS.


5) EUROPA UNIFICADA, EM PAZ COM A CRIAÇÃO DA U.E.E HOJE UNIAO EUROPEIA.


6 - D
7 - A
8 - B
9 - C
10 - D


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DEVITA ANOTOU A MATERIA PARA PROVA P3 DE 


ECONOMIA PARA SEMANA QUE VEM:

1 QUESTAO SOBRE SOCIOCPITALISMO
1 QUESTAO SOBRE NEOLIBERALISMO
1 QUESTAO SOBRE SOCIALISMO
1 QUESTAO SOBRE FISIOCRATISMO
1 QUESTAO SOBRE TRABALHO DE SMITH
1 QUESTAO SOBRE KARL MARX E O ELOGIO A BURGUESIA



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PROXIMA SEGUNDA 22/11 - PROVA P2

MATERIA PARA P2 - 22/11

TEXTO SMITH, MARX E KEYNES + CAP 4 EXCETO 4.8 / 4.9 / 4.10 /4.15 / 4.17 (ESTES NAO CAIRÃO NA PROVA - O PROFESSOR DESCARTOU)

OBS: AS AULAS ESTÃO EM ORDEM DECRESCENTE.


Economia Política - Professor: Devita
Aula 08 -  (08/11/10)


F) NEOLIBERALISMO = 

o capitalismo moderno se apresenta com uma roupagem do neoliberalismo onde o estado não intervem na economia é as forças de mercado passam a atuar com liberdade total.
Keynes é um de seus teóricos, além de ter criado o NECO DEAL (NOVA ORDEM) que salvou a economia americana após grande cash da bolsa de NEW YORK.

Neoliberalismo praticado até hoje no Brasil - trouxe:

a) mercados sem fronteiras
b) megas blocos econômicos
c) privatização
d) desistatização
e) desburocratização
f) desregulamento da relação trabalho emprego

Último texto:
John Maynard Keynes
Obra: " As consequencias economicas da paz"
Europa => cenário de guerras desde o século XI até o XX
  • guerra dos cem anos
  • 1º guerra mundial
  • 2º guerra mundial
Milhões de mortos e trilhões de prejuízos, unica saida = PAZ
  • abertura de fronteiras
  • isenção de taxas alfandegárias
  • moeda unica
  • nacionalidade unica
Tudo veio com o tratado de Roma - 1854 e a criação C.E.E - Comunidade economica europeia, hoje União europeia (U.E) e moeda unica: euro.

G) SOCIOCAPITALISMO OU 3º VIA=

mesclagem dos institutos jurídicos econômicos que deram certo no capitalismo com institutos economicos que deram certo no socialismo.

exemplos maiores = china e russia que hoje fazem parte do BRIC

Séc XX:
capitalismo X comunismo
democracia     socialismo

lei da concentração: conceituar em um único ponto o máximo de forças produtivas.

Concentração Industrial: 

a) horizontal: processos de produção linear, unificando insumos e criando similaridades (EX: comodites - o que compõe a peça)



b) vertical: aglutinação ou reunião de industrias complementares, sob direção unica.

associações/ concentrações

a) trustes: proibido lei 8.790 / 88.894 lei de 1914.
verdadeiro consórcio monopolístico constituem grandes consórcios ou fusões de empresas numa unica organização.
sao orientadas no sentido da produção contituem um monopolio quase absoluto de ramo de produção.

b) holding: empresa mãe ou uma super estrutura capitalista

c) cartéis: são acordos formais de livre convenio entre empresas de uma mesma categoria economica e  independentes entre sí, objetivando uma finalidade monopolistica. São orientadas no sentido da distribuição

d) Konzern - de origem alemã, contitui uma modalidade atenuada de truste.

e) corner: atividade monopolizadora levada a efeito por um só individuo.

f) ring: associação de varios individuos com o objetivo de açambarcar e impor preços.

Economia Política - Professor: Devita
Aula 07 -  (18/10/10)




Decadência Romana - 


476 => caiu para os povos bárbaros, de Átila chefe dos Hunos.


Causas:


  • abandono da agricultura
  • alta dos preços
  • excessiva tributação
  • decadência moral, política e militar.
governos opressivos:
1453 - 2º parte

queda de Bizâncio ou Constantinopla para os turcos otomanos de Maomé II.
ocorre a ruptura do comércio asiático - europeu pela rota do mar mediterrâneo fazendo surgir:

a) grandes invenções
b) grandes descobrimentos
c) renascimento
d) absolutismo

ÉGIDE / HEGEMONIA / SUPREMACIA / DOMINAÇÃO

SÉC. I E XIV - ROMA
SÉC. XV - PORTUGAL
SÉC. XVI - ESPANHA
SÉC. XVII - FRANÇA
SÉC. XVIII/XIX - INGLATERRA
SÉC. E.U.A / URSS
SÉC. XXI - E.U.A

Escolas econômicas:

A) MERCANTILISMO

pregou:
  • nacionalismo econômico (preferencia pelo que é nacional)
  • balança comercial favorável (exportação, importação)
  • acumulação de ouro e prata
  • indivíduo - simples instrumento da riqueza do estado
  • tinha governos nacionais, centralizados e fortes.
surgiu das ruinas do feudalismo

Mercantilismo no Brasil - 1.500 a 1808 - era uma escola empírica.

Chamada de pacto colonialista, isto é, submissão econômica total da colônia (BRASIL) para com sua metrópole (Portugal).

Término 1808 - com a chegada da familia real ao Brasil = aboliu-se o pacto, abriu-se as portos nacionais as nações amigas e permitiu-se uma incipiente industrialização.

b) fisiocratismo

escola ciêntifica / governo estado de natureza / tudo provinha da terra e da natureza
a economia seria natural, criadores do imposto único com base na venda da terra e do não-intervencionalismo estatal na economia.
Agricultura = fonte de riqueza

c) liberalismo

Adam Smith 1776, obra "As riquezas das nações".
criou o liberalismo (capitalismo) e o estado liberal
carro-chefe: livre concorrencia visava um mercado livre, uma livre competição no mercado. Individualismo econômico => base so progresso e da evolução social.

criou o: LAINEZ- FAIRE (deixai fazer)
             LAINEZ- PASSER (deixai passar)

incentivar o trabalho sem remuneração

MATERIA PARA P2 - 22/11

TEXTO SMITH, MARX E KEYNES + CAP 4 EXCETO 4.8 / 4.9 / 4.10 /4.15 / 4.17 (ESTES NAO CAIRÃO NA PROVA - O PROFESSOR DESCARTOU)

Economia Política - Professor: Devita


Aula 06 -  (O4/10/10)


GRÉCIA E ROMA - 1.000 A.C / 476 D.C

EXPLOSÕES = valor econômico - economia/econômico - valor - utilidade

Platão "A República " - Socialista e conservador

Templos bíblicos - 2.500 a.c a 100 a.c
testamentos = antigo e novo

Reduzida atividade econômica embriões conceituais de:

  • propriedade
  • herança
  • salário
  • atributos
  • moeda
  • práticas comerciais
  • ano sabático
  • princípio sabático
Tributação Salomônica:

Corvéia => obrigação de trabalhar
dízimo => para ajudar os poderes
capitação => cobrado só de homens para manutenção dos templos

surge o direito de propriedade, hereditário transmitida ao filho ais velho (primogênito) ou vendida dentro da família para manter a unidade social.

Grécia e Roma:
Estado = governado por filósofos
aprovada a escravidão. criou a depuração da caça, divisão de trabalho e especialização de funções. Destaque as elites culturais.


gregos combatiam a: 


  • avareza 
  • orgulho
  • arrogância apelo a justiça social, estímulo a beneficiência, forte simpatia pelas classes pobres.
ROMA = 2 IMPÉRIOS

A) OCIDENTAL = capital Roma. caiu em 476 para os povos bárbaros.

B) ORIENTAL = capil bizâncio => de 31 a 180 => expansão romana através desta agricultura.
reforma agrária : irmãos Tibério e Caio => foram assassinados.

Grande desigualdade social:
a) patrícios: ricos
b) clientes: protegidos pelos patricios
c) plebeus: pobres

DIREITO ROMANO - 15 SÉCULOS

A) LEX QUODERIM TABULARUM - leis das doze tábuas
B) JUS CIVILE
C) JUS CENTUM
D) CORPUS JURIS CIVILIS


Economia Política - Professor: Devita
Aula 05 Continuação-  (27/09/10)


CAPITULO 4 - INICIO DO ASSUNTO DA P2




CAPITULO 4 - Evolução histórica do pensamento ecônomico


a) Antiga: predominio de uma economia embrionária incipiente basica de auto consumoe subsistência na política -  regimes teográficos com ferrenha disciplina econômico.


b)medieval: economia restrita, pouca desenvolvida, restrita aos feudos. Importancia da igreja católica e dos senhores feudais. 
Sistema de trabalho: servidão e vassalagem - surgem os burgueses (comerciantes) -  começa a estruturar-se o capitalismo (na sua 1º forma = comercial)
Política: descentralizar, com vários segmentos importantes.


c) Moderna: recentraliza-se o poder surge o absolutismo na economia passa a prevalecer o sistema economico mercantilista.
dinamiza-se a economia com as grandes navegações e as grandes invenções.


d) contemporânea:
grandes escolas econômicas:


fisiocratismo
liberalismo
socialismo
comunismo
neoliberalismo
sociocapitalismo


Política = o mundo tornas-se bipolar (E.U.A e URSS) hoje é unipolar (E.U.A)











Economia Política - Professor: Devita
Aula 05 -  (27/09/10)




1º) 5% dos países criam e inovam, empreendem e 95% restante copiam, plagiam e pirateiam.
Obs: o principio de que nada se cria tudo se copia.


2º) com a tese malthusiana os ricos capitalistas se sentiram aliviados por a puerperal para a ser exclusiva dos pobres em razão do numerosos proles e não razão da espoliação capitalista.


3º) informação, drogas, meio ambiente, finanças, epidemias.


4º) trabalho, proveito emenor espaço


5º) é d que deve haver empecilhos constantes ao crescimento populacional em razão da produção alimentar nçao conseguir acompanhar o crescimento vegetativo (saldo de nascimento sobre as mortes).


6º) B
7º) B
8º) A
9º) D
10º) D









Economia Política - Professor: Devita
Aula 04 -  (13/09/10)



Fatos, fenômenos e leis econômicas:

*fatos econômicos:
-trabalho
-preço
-troca-
-salário
-moeda

*fenômenos econômicos: alteram a rotina econômica.
-problemas de temperatura
-pragas
-problemas de solo (provocam escassez e o aumento de preço);

*leis econômicas:
quando o fato ou fenômeno estão ligados entre si, por relações constantes e conhecidas, surgem as leis econômicas;

a) naturais: afetam e provocam a concorrência;

b) legislados:
- lei 807/8-90 - Código de defesa do consumidor, lei Claytas de 1914;
- lei 8884/94 - centi-truste, lei shorma Pe. 1894.

Ciência pura: fixa as regras do pensamento lógico;

aplicada: chamada tecnológica transformada insumos em bens duráveis;

técnica industrial: trata de produzir eficientemente peças, obras e serviços;

Regra de Direito positivo: 

- quando o estado proibe a remessa de lucros;
- quando o estado regulamenta o trabalho;

Formas e espécies de economia:

* teórica ou pura: quando se interessa pela fenomenologia econômica;

* aplicada ou prática: transfere os acontecimentos científicos para a produção;

Economia Social ou Política econômica: Quando traçados os rumos da economia.

Economia estática: de pouca mobilidade.

Economia Dinâmica: de grande mobilidade, via de regra abrangendo todos os mercados do mundo (China, Japão e Coréia do sul- são os maiores exemplos);

Espécies de Economia:
a)  individual
b) coletiva - cooperativas/consórcios
c) pública
d) privada
e) produtiva ou consutiva sob aspecto geográfico ou territorial;
f) nacional
g) internacional
h) privado ou particular

Empresas: Nacional, Multinacional, Transnacional.

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Economia Política - Professor: Devita
Aula 03 -  (23/08/10)

Puerperal  (Não tenho certeza da origem dessa palavra)

relacionando a grande pressão da população nos subdesenvolvidos.

Ver Texto: o mundo superpovoado

Tese Malthusiana: população cresce em P.G.

Globalização ou mundialização ou Universalização ou Planetarização.
significa interdependência (não há nação que seja independente) seja auto suficiente. Consiste no aumento da relação entre países.

TRÊS FORÇAS PODEROSAS:

  1. 3º REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
  • engenharia genética. Ex: Clonagem ovelha Dolly.
  • Inteligência artificial. Ex: empresa Amazon.com
  • Informações
      2.  ÁREAS DE LIVRE COMÉRCIO INTEGRADOS
  • União Européia - U.E
  • NAFTA: E.U.A/Canadá = Muito ricos / México: pobres;
  • Mercosul: Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela.
Blocos econômicos em formação para dominar o mundo: ASEAN> china, japão,coréia + dez tigres asiáticos - (Ainda não foi formada porque há uma briga entre china e japão.

      3. CRESCENTE INTERLIGAÇÃO E INTERDEPENDÊNCIA DOS MERCADOS FÍSICOS E  
          FINANCEIROS.
  • Mercados físicos: George Soros, maior investidor de ações no mundo, vendeu suas ações na petrobrás em 686,milhões de dólares, porque os mercados estão interligados. Suprime: quebra financeiro americana-2009/2010;
gerou ------> Miséria ----------------> para uns
gerou -------> Riqueza ---------------> para outros
gerou -------> Desemprego----------> para todos

Ocasionou ---------->privatizações (eram do estado)
                                    Associações mercantis(Ex: banco santander comprando tudo)

Visou ------------> Produtividade / Competitividade / Lucratividade.

Globalizações atuantes -------> informações, drogas (universalizou, tem em qualquer lugar), epidemiais (ex: gripes), meio ambiente, finanças.

Começo -----Ásia --------> anos 70
                      E.U.A -------> anos 80
                      Brasil -------> anos 90
Terceira via
permitiu o sociocapitalismo: Pós capitalismo/Posisocialismo / fusão/ socialismo e capitalismo.

ECONOMIAS DO MUNDO


  1. ESTADOS UNIDOS ---------> 14,704 ----------->TRI
  2. CHINA --------------------------> 5,263  ------------>TRI
  3. JAPÃO --------------------------> 5,187  ------------>TRI
  4. ALEMANHA ------------------> 2,745  ------------>TRI
  5. FRANÇA ------------------------> 2,353  ------------>TRI
  6. INGLATERRA -----------------> 2,172  ------------>TRI
  7. ITÁLIA --------------------------> 2,172  ------------>TRI
  8. BRASIL --------------------------> 1,724  ------------>TRI
  9. ESPANHA ----------------------> 1,475  ------------>TRI
  10. CANADÁ -----------------------> 1,439  ------------>TRI

*o americano tem um fort knox onde ele guarda o seu ouro.

Alimentos que crescem em P.A

Daí: Fome, miséria, subnutrição, violência, favelização.

Pg: 2-4-8-16-32-64;
P.a: 2-4-6-8-10-12;
paternidade: irresponsável
maternidade: indesejável

Lógica da tese: 
deve haver sempre impecilhos ao crescimento anômalo e desproporcional da população, ou seja, explosão de monografia aconselhava a " repressão social" ou "contigência ou abstinência sexual".
desaconselhava os programas de assistência aos pobres.
Agradou as classes rias co sua tese ( o pobre passou a creditar sua pobreza a sua enorme prole e não à exploração capitalista.

celibatário: controle populacional leva a um melhor nível de vida, melhor distribuição de renda, mais educação é menos violência.
"Com o suor do teu rosto ganharás o teu pão" - Biblia
Somente devia casas com quem pudesse arcar com a responsabilidade de criar seus filhos.

"baby boom" - explosaõ demográfica nos estados unidos entre os negros;

1798 ----> população ------> 1 bilhão
2010 ----> população ------> 7 bilhões

1970 ----> Brasil -----> 90 milhões (Hoje 194 milhões)
 ---//------> Japão -----> 110 milhões (hoje 116 milhões)


AMBIENTE ECONÔMICO        
(Onde giram e ocorrem os atos econômicos)

            ↓

CURSO ECONÔMICO

            ↓ 

PARTE DA PRODUÇÃO E TERMINA NO CONSUMO

Denominações da Economia:
vem do grego OIKONOMIA:

* Economia régia: com administração monárquica;
* Economia Provincial: relativo a provincia
* Economia Política: própria da cidade-estado grega (polis);

Divisão da Economia Política:

  • produção;
  • circulação;
  • consumo;
  • repartição da riqueza;
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Economia Política - Professor: Devita
Aula 02 -  (16/08/10)

         1) Panorâmica da situação mundial
A) Países: 
classe A desenvolvidas - 50
classe B em desenvolvimento - 20
classe C subdesenvolvida -  154


            2)
1º - Mundo desenvolvido
2º - Mundo socialista
3º - Mundo subdesenvolvimento

             3) Criatividade:
  • Países que criam e desenvolvem
  • China e outros países copiam/pirataria    
             4) Riqueza                                  


                               Prosperidade Nacional
                       ↑
    $    {   Domínio ao uso/tecnologia avançada
               ↑
                              Ciência  Espírito Critico  ← Constituído/ pesquisa científica

                                                            ↑  
                                        Universidade Cultural total

Siglas mais comuns:

  • G-7: Inglaterra, E.U.A, Japão, França, Alemanha, Itália e Canadá.
  • G-8: G7 + Rússia.
  • G-20: Os emergentes.
  • BRIC: Brasil, Rússia, índia e China
  • TARE: Ascencional, Rumo ao desenvolvimento
Brasil é a 9º economia do mundo;
Blocos: são uma mega economia;
U.E: União Européia
Nafta: E.U.A, méxico, Canadá
Mercosul: Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.

A) DESENVOLVIMENTO: Postulados fundamentais

a) acumulo de capital, que permite a mecanização e divisão do trabalho razão direta do nível.
b) tecnologia robótica, cibernética, temática, inteligência artificial, clonagem;
c) nível tecnológico determinante do nível do lucro;
d) progresso tecnológico, nos setores: médicos, química e farmacêuticos.
e) crescimento da população acompanhado de processo tecnológico.
f) processo tecnológico em razão do investimento de capitais;
g) processo econômico em função das elites criadoras, inovadoras, empreendedoras;
h) educação voltada para formação da elite;
i) produção total em razão da mão-de-obra, matéria-prima, capital e nível técnico;
j) renda bruta nacional, dependente dos lucros, salários dignos, consumo e investimentos (poupança).

B) SUBDESENVOLVIMENTO: Causas básicas

  1. escassez de recursos naturais;
  2. escassez de capital financeiro investido;
  3. exploração colonialista;
  4. predominância da produção agro-industrial sobre a industrial.
  5. grande pressão da população
  6. baixo nível de educação;
  7. carência de elites criadoras, inovadoras e empreendedoras;
  8. baixa renda per capita
  9. deficiência infraestrutura;
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Economia Política - Professor: Devita
Aula 01 - Tópicos do Programa (09/08/2010)


  1. Fundamentos
  2. Fenômenos
  3. Ciclos econômicos
  4. Fatores Produtivos
  5. Capitalismo
  6. Socialismo
  7. História econômica
  8. Desenvolvimento
  9. Subdesenvolvimento
  10. Política
  11. Comércio Internacional
  12. Globalização
  13. Inserção brasileira no cenário mundial
Objetivo da cadeira: Permitir ao aluno conhecer a economia (ciência da riqueza) planejada pela política (arte de bem governar) tudo supervisionado pelo Direito (Normatizador das relações sociais).
Vide Art.6º constituição federal retrata 09 direitos básicos. Exemplo: educação, saúde, segurança...

A unesco retrata que 56% dos que vão votar não completaram o 1º grau.

Textos Complementares: (Disponível na Xerox da Faculdade)
  • O mundo superpovoado - Robert Thomas Malthus
  • O profeta do capitalismo - Adam Smith
  • Os sumo sacerdotes do proletariado - Karl Marx
  • As consequências econômicas da paz - John Keynes
Artigo auxiliar: Tormento tributário (apenas para nível de informação).

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ESTE É O INICIO DAS AULAS -




Sejam todos bem vindos ao Blog!

Olá a todos que visitam esse Blog, esperamos que ao longo de nosso percurso da graduação possamos colher bons frutos de nossos esforços. Participem este Blog é seu também afinal esse sonho é nosso!!
Boa Sorte a Todos
Att: Eliane Cavalcante